O Texto-Base da CF 2017 indica o termo “biomas” como a vida que se manifesta em um conjunto semelhante de vegetação, água, superfície e animais. O assunto tem bastante relevância no Brasil. Por isso, listamos 5 bons motivos para que você promova a CF 2017 e se aprofunde no tema. Confira:
1. Assumir a vida e suas expressões de modo objetivo e concreto. Muitas vezes, quando ouvimos falar sobre o cuidado com o meio ambiente, corremos o risco de achar que esta realidade está distante de nós. Promover a Campanha da Fraternidade 2017 abrirá nossos horizontes para assumirmos, com amor e responsabilidade, tudo que foi criado por Deus.
2. Viver intensamente a Quaresma. Ao mergulharmos neste intenso tempo de oração e conversão, somos convidados a crescer na experiência da admiração, contemplação e cultivo da obra criada por Deus. Quando aderimos à CF 2017, podemos tornar o nosso itinerário quaresmal mais concreto, trazendo para nossa vida o cuidado com as pessoas e com o mundo em que vivemos.
3. Comprometer autoridades públicas na responsabilidade com o meio ambiente. Cada um de nós, à medida que se envolve no cuidado com as questões ambientais, naturalmente percebe que este caminho precisa ser abraçado por todos, inclusive na esfera das políticas públicas. Comprometer as autoridades nesta causa pode ser uma excelente resposta de caridade à humanidade e ao planeta.
4. Participar da construção de um mundo novo. Sob a inspiração da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, podemos amadurecer nossa compreensão de que cultivar e guardar a criação não se trata apenas de questões ecológicas, mas de um olhar integral sobre a vida humana, sobre o presente e o futuro que esperamos ter. “Que tipo de mundo queremos deixar a quem vai suceder-nos, às crianças que estão crescendo?” (Laudato Si, 160).
5. Cultivar as virtudes. Um dos documentos que fundamenta o Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2017 é a encíclica Caritas in Veritate (Caridade na verdade), do Papa Bento XVI. “O amor – caritas – é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem a sua origem em Deus, amor eterno e verdade absoluta” (Caritas in Veritate, n. 1). A promoção da CF 2017 pode nos fazer crescer nas virtudes da fé, esperança e caridade para darmos uma resposta abundante e fecunda ao mundo de hoje.
A Campanha da Fraternidade terá início no dia 1º de março de 2017. Até lá, procure conhecer mais sobre o assunto. Aproveite e compartilhe este texto nas redes sociais e ajude outras pessoas a refletirem sobre este tema.
Fonte: http://www.edicoescnbb.com.br/blog/promover-campanha-fraternidade/