Membros da Banda AMSG

Membros da Banda AMSG
Juntos formamos uma linda melodia

terça-feira, 20 de outubro de 2015

O PAPEL DO MÚSICO NA IGREJA: GLORIFICAR A DEUS NO INSTRUMENTO



O músico na igreja é chamado antes a ser um ministro do louvor.

O próprio tema já dá este diferencial dentro do que seria o papel do músico na igreja, pois há uma grande diferença entre o ser músico e o ser músico na igreja. Primeiramente, existe um dom dado gratuitamente por Deus àqueles que esse mesmo cumula desses dons musicais, seja o tocar, o cantar, o ministrar o louvor. Aí está outro ponto. O músico na igreja é chamado a ser, antes de tudo um ministro do louvor, que glorifica a Deus com seu instrumento. Vive esse processo intenso de formação e maturidade no servir que é sempre estar disponível para o que a igreja necessita.
Num intenso trabalho também de formação e exercício da humildade, especialmente para os que têm o dom natural da música, é necessário entender que tudo é graça, é dom de Deus. O ministro de música depende da graça divina, da graça do Alto. Pois, é através do Espírito Santo, que seu tocar, cantar, ministrar, terá acesso aos corações mais endurecidos.
A música por si só, tem o poder de tocar os corações, adentrar em áreas de nosso ser. Uma melodia bem executada, acordes bem trabalhados, podem transformar corações, como também a música expressa de forma, depressiva, bruta, pode levar a pessoa que escuta a vários âmbitos de sua vida e história. Por isso, a grande importância e diferencial de um autêntico ministro de música é está constantemente em sintonia com o Espírito Santo, na unção, à serviço, aberto a graça. Assim se faz extremamente necessário um “esvaziamento de si”, onde a graça de Deus age e opera. Toda inspiração para aquele que é chamado a ser esse ministro de música, vem do Alto.
O músico que descobre a graça de ser um instrumento direto de Deus na igreja, descobre a realização do servir Àquele que o chamou em Sua infinita misericórdia, descobre o testemunhar a força do evangelho em forma de canção. Verdadeiro músico crer que o Espírito é aquele que age no seu dom de anunciar o evangelho através de uma melodia, de uma música. Que age não só por talento próprio, mas pela graça tão somente do Espírito Santo inspirador direto e único, capaz de transformar, curar e libertar os corações.
 A música é uma linguagem universal que todos captamVale ressaltar a importância da capacidade do músico que se coloca à serviço da igreja em todo o mundo, em todas as realidades, desde a riqueza da música tradicional aos tempos de hoje, onde o próprio mundo exige uma música, bem tocada, ungida, unida ao Espírito Santo.
Canta-se, toca-se e interpreta-se em nome de uma pessoa e essa pessoa se chama Jesus Cristo vivo e ressuscitado que está no meio de nós. Por isso, devemos exercer o ministério de música que nos confiado com muita seriedade e responsabilidade, pois quando nos colocamos à serviço do Reino não sou eu mais quem canto ou toco, mas é Cristo quem canta ou toca em mim. Paulo dizia em uma de suas cartas: “Já não sou eu quem vivo, mas é Cristo que vive em mim”. O músico que exerce esse ministério vive essa mesma experiência unido Àquele que o criou para glorificar o seu Nome através de seus dons musicais.
O músico na igreja, é aquele que busca viver a cada dia uma profunda intimidade com as Escrituras Divinas de onde saem o canto mais belo de DeusO poder da Palavra transformado em música é uma chave que abre os corações mais endurecidos. Por isso, Deus dá também a capacidade de novas composições retiradas da Palavra, seja ela do Antigo ou do Novo testamento onde “o Verbo de se fez carne e habitou entre nós”. Daí se anuncia através da música Aquele que deu sua vida por cada um de nós, que se entregou na cruz por amor a humanidade.
“Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu salvador, porque olhou para sua pobre serva.” (Lc.1,46-47)
Não poderia deixar de citar um grande exemplo de perfeito louvor a Deus, Maria. Ela ao cantar o Magnificat, verdadeiramente glorificou a Deus. O ministro de música é aquele que canta seu Magnificat em sua própria vida, que proclama as maravilhas de Deus na Igreja e no mundo. É aquele que diz também como Maria, “Eis-me aqui Senhor. Faça-se em mim segundo tua Palavra”. Faça-se no meu dom de cantar, de tocar, de interpretar, de pintar, de compor música ou poesia... Segundo Tua Palavra, Tua vontade. Faz-me testemunho do Teu evangelho em todos os momentos de minha vida.
Assim “a música se converte verdadeiramente em oração, abandono em Deus, com um sentido profundo de paz.”
Eis o papel do músico na igreja: Estar sempre na postura do “eis-me aqui”, segundo a necessidade da igreja, que precisa do nosso “sim” colocando nossos dons à serviço. Com humildade, busquemos o aperfeiçoamento técnico, mas, sobretudo o aperfeiçoamento espiritual para combatermos contra todo o mal que quer destruir os filhos amados de Deus.
É uma grande missão, mas se temos a Deus nada pode nos abalar.
Coragem músicos, pois somos chamados a marchar à frente do pelotão com a graça de Deus, com Jesus, guiados pela força do Espírito Santo que tudo pode.
                                                                                                                                    Por: Juliana Mendes
Fonte: http://www.comunidaderecado.com/formacao_.cfm?wid=36


Nenhum comentário:

Postar um comentário